top of page

Pare e pegue fogo, ou Halt and Catch Fire em inglês. É uma instrução fictícia que até entre quem é da área de Tecnologia da Informação e Comunicação não é consenso. Uma das teorias é de que seria um código dos processadores da IBM (International Business Machines), para autodestruição da máquina. Sem que ocorresse incêndio real, é claro. 

 

A expressão foi escolhida como título desta instigante série que retrata um período que é conhecido como revolução dos computadores, na década de 80. Já temos um vislumbre disso nos filmes O Jogo da Imitação (2014), Jobs (2013) e Steve Jobs (2015). Além de olhares sobre o Vale do Silício em filmes como A Rede Social (2010) e a série Silicon Valley (2014-). 

 

Assumido um primoroso estilo vintage, Halt and Catch Fire é um drama focado na ascensão da indústria dos computadores da Silicon Prairie no norte do Texas à Silicon Valley da Califórnia, conhecida como região do Vale do Silício ou Palo Alto, casa de multinacionais como a Google e o Facebook.

 

Na trama, Joe McMillan é um executivo de vendas que quer enriquecer burlando a IBM, empresa da qual foi despedido. Ele oferece uma proposta ao dono da Cardiff Electric. Então vai atrás da programadora Cameron, de estilo punk, andrógino e bem workaholic.  

 

Cameron quebra o código do BIOS da IBM com engenharia reversa e gera uma série de problemas com a lei. Ainda na Cardiff, o engenheiro Gordon Clark se junta à equipe para produzir um computador leve, barato e eficiente e pôr em prática a arquitetura aberta

 

Gordon é casado com a também engenheira Donna, que completa o grupo formado por personalidades fortes, opostas e que se completam. Em meio a manipulações e mentiras, eles criam o computador Gigante e se tornam pioneiros do ciberespaço na ficção. 

 

Notadamente a trama se inspira na Compaq, que em 1982 clonou e modificou um produto da IBM. O enredo que se segue representa a perigosa faceta daqueles que possuem grandes ideias lutando contra empresas dominantes de mercado, visto na relação de Joe e Gordon (assimilando os fundadores da Apple Steve Jobs e Steve Wozniak).

 

Na passagem da primeira para a segunda temporada, somos inseridos na história dos antivírus e na jornada da startup Mutiny, onde são desenvolvidos jogos online. Aos poucos, o telespectador é iniciado no surgimento das comunidades virtuais. Sem dúvida, podemos definir que a base de Halt and Catch Fire é a colaboração, característica tão onipresente no mercado de trabalho do mundo real.

Da esquerda pra direita: Scoot McNairy, Kerry Bishé, Mackenzie Davis e Lee Pace

Halt and Catch Fire

 

 

Drama de época

Ano de lançamento: 2014

Classificação indicativa: 16 anos 

Criada por: Christopher Cantwell e Christopher C. Rogers

País de origem: Estados Unidos

Temporadas: 2

Total de episódios: 20

Idioma original: inglês

Disponível dublada e legendada

Duração: 42 min

Emissora: AMC Networks

Exibida no Brasil pelo canal AMC HD, no catálogo da operadora Sky Brasil.

Renovada para a 3ª temporada. Em pausa.

Geralmente é transmitida aos

domingos, 22h30

 

Trailer: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elenco principal:

 

Lee Pace como Joe MacMillan

Scoot McNairy como Gordon Clark

Mackenzie Davis como Cameron Howe

Kerry Bishé como Donna Clark

Toby Huss como John Bosworth

August Emerson como Malcolm Levitan

Cooper Andrews como Yo-Yo

 

 

Sites oficiais: amc.com/halt-and-catch-fire amctv.com.br/halt-and-catch-fire​

 

 

Extras:

algumas playlists das duas temporadas

Texas, década de 1980. As inovações de um trio de visionários e renegados confrontam um gigante corporativo. Eles desafiam diferenças de personalidades e reveem crenças num arriscado projeto para a construção do computador pessoal mais eficiente da época.

#tecnologia #inovação #criatividade

Boa pedida para complementar aulas que tenham como tema a tecnologia

© 2015 por Priscila Carvalho.  Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Social  Icon
  • Google Classic
  • RSS Classic

Siga-nos

bottom of page