Mozart in the Jungle
No início do ano, o canal a cabo Fox Play Brasil exibiu a primeira temporada de Sinfonia Insana (Mozart in the Jungle). Trata-se de uma série de comédia baseada nas memórias da musicista Blair Tindall, especializada em tocar oboé.
Graduada na Manhattan School of Music e mestre em comunicação pela Universidade de Stanford, Tindall atuou por 23 anos em instituições renomadas, como a Filarmônica de Nova Iorque, Orquestra de Câmara Orpheus e Orquestra de St. Luke's.
Após várias passagens pelo mundo da música clássica, incluindo produções e palestras, a musicista resolveu compartilhar suas improváveis experiências no livro Mozart na Selva - Sexo, Drogas e Música Clássica em 2005, disponível no Brasil pela editora Guerra e Paz.
O livro chamou a atenção de Roman Coppola. O cineasta então escreveu o piloto com o ator Jason Schwartzman, posteriomente dirigido por Paul Weitz. Com a aprovação dos usuários, a produção seguiu em frente e foi liberada no site de streaming Amazon.
A série conta a história do excêntrico Rodrigo, contratado para assumir o posto de maestro da Orquestra Sinfônica de Nova Iorque no lugar de Thomas. A decisão causa um surto no antigo regente e estremece a relação da presidenta do conselho com os músicos.
O olhar do espectador é guiado por Hailey, oboísta que luta por um lugar entre os principais músicos do local. Ela se vira dando aulas particulares para crianças e adolescentes não muito interessados, tocando nas ruas, em peças da Broadway e em trilhas para filmes. Como qualquer pessoa normal, vai a festas regadas a música clássica, bebidas e drogas, e torna-se assistente de Rodrigo.
Rodrigo é levemente inspirado em Gustavo Dudamel, maestro e violinista venezuelano, um prodígio da música erudita. Alcançou a fama a ser escolhido como principal regente da Sinfônica de Bamberg aos 23 anos. Agora com 34, é o maestro principal da Orquestra Sinfônica de Gotemburg e diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles.
Sinfonia Insana é uma ótima maneira de conhecer a vida nada glamourosa que a maioria dos músicos e aspirantes leva. Em meio a esquisitices, alucinações com Mozart e a vontade de Rodrigo se desvincular da imagem de popstar e popularizar a sinfônica, vemos intrigas, disputas por cargos e melhores salários... Tudo com bom senso de humor.

Comédia
Ano de lançamento: 2014
Classificação indicativa: 12 anos
Criadores: Roman Coppola, Jason Schwartzman e Alex Timbers
Disponível dublada e legendada
Temporadas: 2
Total de episódios: 20
País de origem: Estados Unidos
Idioma: inglês
Duração: 30 min
Emissora: site de streaming Amazon Prime
Exibida no Brasil pela FOX Life.
Inicia em 15/02.
Trailer:
Elenco:
Gael García Bernal como Rodrigo De Souza
Lola Kirke como Hailey Rutledge
Malcolm McDowell como Thomas Pembridge
Bernadette Petters como Gloria Windsor
Saffron Burrows como Cynthia Taylor
Hanna Dunne como Lizzie
Peter Vack como Alex Merriweather
Mark Blum como Bob do Sindicato
Debra Monk como Betty
John Miller como Dee Dee
3ª temporada deve estrear no fim de 2017, nos Estados Unidos.
Página oficial:
Extras:
- Ouça aqui a versão de Lisztomania, da banda Phoenix, exibida na série;
- Em julho deste ano, Gael García Bernal foi entrevistado por Gustavo Dudamel. O vídeo foi exibido como introdução antes de uma gravação da série na apresentação da LA Philharmonic no Hollywood Bowl. Veja:
O novo maestro e diretor musical da Orquestra Sinfônica de Nova Iorque acredita que a música clássica precisa de uma pitada de rock 'n' roll. Aos poucos, percebemos que o acontece por trás das cortinas da sinfonia pode ser mais atrativo do que está no palco.
#músicaclássica #virtuosismo #bastidores
Boa pedida para atiçar a curiosidade dos alunos para projetos artístico-culturais, como aulas de música no contraturno escolar