Les Revenants
Les Revenants é uma série de narrativa complexa e lenta, mas prazerosa de se acompanhar. Os roteiristas foram ousados em não darem respostas e sim direcionar o espectador a cultivar cada vez mais dúvidas ao longo dos oito episódios de cada uma das duas temporadas.
Tudo gira em torno da questão: e se a morte não fosse o fim? A série inicia com estudantes num passeio de ônibus, em uma vila montanhosa francesa. O motorista para bruscamente ao se deparar com um menino no meio da pista. O veículo cai na represa e todos morrem.
A série explora a linha tênue entre a vida e a morte. Fenômenos intrigantes acontecem: quedas de energia, surgem marcas nos corpos dos habitantes da cidade, o nível de água do reservatório diminui, submergem animais mortos e a torre de uma antiga igreja da represa.
A adolescente Camille é a primeira a ressurgir e causar comoção nos familiares. A irmã Léna é supreendida ao ver a gêmea, quatro anos mais nova, com a mesma aparência de quando morreu no acidente da estrada, aparentemente saudável. A aceitação é morosa e dolorosa.
Destaque também para Simon, noivo de Adèle, que se suicidou antes da filha nascer; Serge, um serial killer que volta a aterrorizar a cidade; e Victor, um garoto assassinado por ladrões. O menino, inclusive, mimetiza momentos de dor de quem se aproxima, como ocorre com Julie.
Explorar a beleza da morte é um dos focos de Les Revenants. Como acostumar com quem regressa a vida? É possível retomar a vida de onde parou? A imortalidade existe? O que causa esta situação? Vale a pena viver? São algumas das dúvidas que pairam no estranho lugar.
Na série, os personagens economizam diálogos e são recorrentes cenas em dias nublados, chuvosos e frios, com a marcante inexistência do sol. Essa atmosfera etérea, de mistério constante, flerta muito com o onírico. Seria um conto de horror no mundo dos sonhos?
Moradores inconformados criam formas de separar suas vidas dos ex-mortos. A vila então é tomada por militares, que investigam a barragem na tentativa de obterem explicações aos acontecimentos sobrenaturais, enquanto acompanhamos flashbacks dos "ressuscitados".

Numa região montanhosa no interior da França, pessoas retornam do mundo dos mortos misteriosamente. Ressurgem sem sinais de envelhecimento e desconhecendo a própria condição. Os vivos passam a conviver com dor, medo e fenômenos sobrenaturais.
#vidaemorte #luto #mistério
A série pode ser aproveitada nas aulas de filosofia e ensino religioso
Drama/Suspense/Horror
Ano de lançamento: 2012
Classificação indicativa: 16 anos
Criador: Fabrice Gobert
Disponível dublada e legendada
Temporadas: 2
Total de episódios: 16
País de origem: França
Idioma original: francês
Duração: 57 min
Emissora: Canal Plus
Exibida no Brasil pelo HBO Max.
http://www.hbomax.tv/les-revenants
Trailer:
Elenco:
Anne Consigny como Claire
Clotilde Hesme como Adèle
Frédéric Pierrot como Jérôme
Céline Sallette como Julie
Grégory Gadebois como Toni
Guillaume Gouix como Serge
Pierre Perrier como Simon
Yara Pilartz como Camille
Jean-François Sivadier como Pierre
Jenna Thiam como Léna
Ana Girardot como Lucy
Swann Nambotin como Victor/Louis
2ª temporada em exibição no Brasil
Site oficial: lesrevenants.canalplus.fr
Extras:
A série ganhou uma versão norte-americana, chamada The Returned.