top of page

Séries nacionais em exibição nos canais abertos e pagos

  • Priscila Carvalho
  • 9 de nov. de 2015
  • 6 min de leitura

Decidimos dar uma rápida garimpada pelos canais abertos e canais por assinatura nacionais. A partir disso, fizemos uma seleção das séries em exibição que valem uma espiada e podem render bons assuntos para trabalhar em sala de aula. Confira!


A DIARISTA


João Miguel Júnior/TV Globo

Claudia Rodrigues é Marinete, uma mulher retirante que trabalha como doméstica no Rio de Janeiro. Foi originalmente exibida pela TV Globo de 2004 a 2007. A atração mostra as situações embaraçosas em que a personagem se envolve em companhia da amiga Solineuza (Dira Paes), muitas destas provocadas pelo chefe Figueirinha (Sérgio Loroza). Ele é dono da agência "Dia a Dia Diarista" e cada dia envia Marinete e sua trupe de amigas domésticas para limpar uma casa diferente. Desta forma, elas lidam com tipos cada vez mais excêntricos de patrões e nas horas vagas, caem na folia.


Mais informações:

Exibida aos sábados, às 19 horas, no Canal VIVA

http://canalviva.globo.com/programas/a-diarista/index.html



A CASA DAS SETE MULHERES


Gianne Carvalho/TV Globo

Esta premiada minissérie explora o papel das mulheres nos bastidores da Guerra dos Farrapos. Os diretores Jayme Monjardim e Marcos Schechtman buscaram inspiração no livro homônimo de Leticia Wierzchowski. A trama acompanha as sete mulheres da família do gaúcho Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha. Eles se refugiam em uma instância para serem poupadas das sangrentas batalhas travadas contra as tropas do Império entre 1835 e 1845. Totalmente isoladas, as mulheres se apoiam entre medos, angústias, tristezas e alegrias. Enquanto isso, recebem esporádicas visitas de maridos, filhos, sobrinhos e pretendentes que estão lutando pelos ideais da revolução. As personagens principais são: Ana Joaquina (Bete Mendes), Manuela (Camila Morgado), Pérpetua ( Daniela Escobar), Caetana (Eliane Giardini), Antonia (Jandira Martini), Rosário (Mariana Ximenes), Maria (Nívea Maria) e Mariana (Samara Felippo). Thiago Lacerda e Giovanna Antonelli interpretam os importantes revolucionários Giuseppe e Anita Garibaldi.


Mais informações:

Exibida terças-feiras e sábados, às 5h15, no Canal VIVA

http://canalviva.globo.com/programas/a-casa-das-sete-mulheres/



MR. BRAU


Bruno Rangel/TV Globo

Mister Brau (Lázaro Ramos) é um artista que está conquistando o Brasil e começa a dar passos para a fama internacional. É casado com Michele (Taís Araújo), dançarina e sua empresário, uma celebridade bem pé no chão e talentosa. O casal tem origem humilde. Estão sempre brigando, porém, mas um não vive sem o outro. Tanto é que Michele é a musa das canções de Brau e ele, o ídolo da esposa. A comédia é criação de Jorge Furtado e Mauricio Farias e vem servindo para uma grande debate sobre questões raciais no Brasil. Já no primeiro episódio, o casal vai morar num condomínio em bairro nobre do Rio de Janeiro. Com estilo de vida peculiar e mais agitado, acaba atrapalhando o sossego dos vizinhos. A série é exibida todas as terça-feiras, depois da novela das 9 horas (A Regra do Jogo, atualmente).


Informações:




SANTO FORTE


Divulgação/AXN Brasil

Dirigida por Roberto d'Avila e roteirizada por Marc Bechar, Santo Forte é a primeira produção nacional do canal AXN (grupo Sony). O drama acompanha o taxista João da Cruz Forte (Vinícius de Oliveira) por meio do realismo fantástico. Dá espaço para desmistificar religiões de matrizes africanas. João é um homem comum, que vivia apenas por si mesmo até que um grave erro o deixou sem saída: morrer ou aceitar poderes sobrenaturais e usá-los para ajudar quem precisa? Ele tem o "corpo fechado", conceito da umbanda que impede que o mal atinja uma pessoa. Já no cena inicial, o protagonista é atingido por tiros e logo se levanta, sem sofrer um arranhão. Sua mitologia ainda envolve outro dom. Toda a vez que recebe o pagamento e segura as notas ao mesmo tempo que o passageiro, visualiza espiritualmente a pessoa. A trama em 13 episódios ainda mostra a família do taxista. Casado com Dalva (Laila Garin), ele se vê num drama familiar por não conseguir dedicar tempo à esposa e aos filhos. A série foi gravada no subúrbio carioca, em locações raras: os bairros Glória e Santa Tereza.


Mais informações:

Episódios novos sempre aos domingos, às 21 horas, no Canal AXN



FAMÍLIA IMPERIAL


Divulgação/TV Cultura

Dirigida por Cao Hamburger e voltada para o público infanto-juvenil. Já foi exibida pelo Disney Channel Brasil em 2012 e pelo Canal Futura em 2013. A série faz uma viagem no tempo e retrata momentos da história do Brasil. De forma divertida, lúdica e educativa, os períodos são retratados sob a visão dos quatro personagens infantis e em contextos históricos invertidos.

Iara e Lucrécia, duas meninas de 14 anos, da mesma família, sonham em viver em um tempo diferente do seu. Iara, mora no Rio de Janeiro, no ano de 2012, é fascinada por tudo que remeta ao passado. Lucrécia, por sua vez, está em 1812, não se importa com a rigidez de seu tempo, mas tem vontade de fugir da realidade. As duas, então, resolvem trocar de lugar através de uma penteadeira mágica de modo a experimentarem a vida uma da outra. (Texto: TV Cultura)


Mais informações:

Exibição aos sábados, às 15h40, na TV Cultura



ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO


Leonardo Aversa/TV Globo

Humorístico que surgiu primeiro no rádio, em 1952, pelas mãos de Haroldo Barbosa para a Rádio Mayrink Veiga. A sala de aula do professor Raimundo Nonato era o cenário para as piadas de três alunos: o sabido interpretado por Afrânio Rodrigues, o burro papel de João Fernandes e um esperto Zé Trindade. Mais tarde, eles ganhariam a companhia de um mineiro desconfiado, vivido por Antônio Carlos Pires. A Escolinha ganhou versão televisiva em 1957, mas apenas em 1990 o quadro foi transformado em programa – ideia de Chico Anysio. Estreou na Rede Globo em agosto de 1990, sendo transmitido até maio de 1995. Voltou ao ar em 1999 como parte do Zorra Total, permanecendo até outubro de 2000. Retornaria ao formato original em março de 2001, quando foi exibida a última temporada. Em 2010 voltou ao ar no Viva. Na última semana de novembro, cinco episódios serão exibidos no Viva e o especial completo aos domingos, a partir de dezembro na Globo. Relembre neste link os personagens mais memoráveis do seriado.


Mais informações:

Exibição de segunda a sexta, às 20 horas, no Canal VIVA. Horários alternativos: segunda a sexta, às 12 horas; segunda às 22 horas; quarta às 21 horas; e sexta, às 22h30.



FORÇA-TAREFA


Thiago Prado Neri/TV Globo

O tenente Wilson (Murilo Benício) vive com o “fantasma” de Jonas (Rogério Trindade), seu padrinho, confrontando-o. Foi Jonas que o incentivou a entrar para a polícia, mas acabou cometendo suicídio ao ser flagrado pelo afilhado com drogas. Samuca (Nando Cunha) é um camelô paraplégico que circula com sua cadeira de rodas pelo submundo e serve como informante de Wilson. A equipe, comandada pelo coronel Caetano (Milton Gonçalves), se dedica ao processamento de informações, à coleta de provas e à infiltração de agentes para a prisão dos criminosos. E para isso, precisam preservar o anonimato. Wilson dirige um táxi pelas ruas da cidade, usando o artifício para colher informações. A série se passa inteiramente no Rio de Janeiro. Seus 22 episódios foram exibidos na TV Globo entre 2009 e 2011. (Texto: Rede Globo/Canal VIVA)


Mais informações:

Exibição nas segundas e sextas-feiras, às 23h15, no Canal VIVA



O HIPNOTIZADOR


Divulgação/HBO Latin America

Produção em oito episódios da HBO Latin America em parceria da RT Features compartilhada entre Brasil, Uruguai e Argentina. A trama com ares fantásticos é baseada na HQ El Hipnotizador, dos argentinos Pablo De Santis e Juan Sáenz Valiente. Gravada no Uruguai, a série é dirigida por Alex Gabassi e José Eduardo Belmonte e tem idioma bilíngue (português e espanhol). Neste drama, o solitário Natalio Arenas (Leonardo Sbaraglia) se dedica a adormecer pessoas e desenterrar seus segredos mais profundos. Ele vive experiências ora reais ora imaginárias, após ser condenado à insônia eterna. O propósito de Arenas é decifrar o próprio passado e descobrir o paradeiro da amada Lívia (Juliana Didone) enquanto sobrevive de apresentações num teatro de revista. Uma das características marcantes da série é a ambientação. O tempo manifesta-se através de objetos como metrônomos e relógios, este último que remete muito ao movimento surrealista. Elementos como maçãs e serpentes, figuras bíblicas ligadas ao pecado e ao desejo, mostram que o caminho a seguir deve ser um triângulo amoroso envolvendo o psiquiatra Darak (Chico Díaz), rival do protagonista.


Mais informações:

Exibida aos domingos, às 21 horas, no Canal HBO MAX, com reprise aos sábados às 9h45



Menções honrosas: Que monstro te mordeu? (infantil exibido na TV Cultura, de 2ª a sábado, 11h30. Também disponível no YouTube e na TV Rá Tim Bum); Amores Livres (GNT, fora do ar); PSI (HBO, fora do ar), série indicada recentemente ao Prêmio Emmy Internacional; Pé na Cova (Globo, ) e Dalva e Herivelto (Canal VIVA), que restreia dia 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, na faixa das 23 horas.

 
 
 

Comments


© 2015 por Priscila Carvalho.  Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Social  Icon
  • Google Classic
  • RSS Classic

Siga-nos

bottom of page